Mr. Domingues

Sempre ouvi que escrevo demais, e-mails longos, cartas intermináveis para namoradas, nunca consegui usar Post-it, enfim, bem ou mal eu gosto de escrever. A intenção é que isso aqui sirva como uma "descarga mental" onde comento fatos, acontecimentos e pensamentos, na verdade, tudo que me der vontade. Sabe quando se vê um filme, lê um livro ou algo no jornal e ficamos com vontade de discutir com alguém sobre o assunto? É pra isso que esse espaço serve, assim eu incomodo menos quem está à minha volta e começo a incomodar anônimos internet afora que queiram ser incomodados. Mas é claro que não vou fugir muito dos meus hobbies, interesses pessoais e profissionais, como saúde, atividade física, esporte, tecnologia e música.

domingo, 7 de novembro de 2010

It’s evolution, baby!!!

I'm ahead, I'm a man. I'm the first mammal to wear pants, yeah
I'm at peace with my lust, I can kill 'cause in God I trust, yeah
It's evolution, baby.


Os versos são da música “Do The Evolution” do Pearl Jam que trata com ironia a evolução do ser humano.
Acabei de ler o livro “The greatest show on Earth - the evidence for evolution”, do escritor/biólogo Richard Dawkins . Eu dei o livro de presente ao meu orientador de doutorado, e assim que ele leu me recomendou, acabou que o livro ficou mais tempo comigo do que com ele. O autor Richard Dawkins ficou famoso por ser um fervoroso ateu, mas nesse livro o enfoque é muito mais biológico do que religioso, por isso é bem mais interessante do que outros títulos dele. O livro trata da evidência para evolução e discute a posição dos católicos que não aceitam a evolução como um fato comprovado pela ciência. O autor demonstra a evolução rivalizando as descobertas evolucionistas com os dogmas creacionistas da igreja. Pela religião, nosso planeta tem por volta de 10 mil anos apenas, Deus criou todas as criaturas do mundo na forma atual e ponto final, crenças compartilhadas por mais de um terço dos americanos, por exemplo. Para os mais radicais, Darwin é um grande mentiroso e suas teorias são absurdas.
Algumas perguntas que os opositores à evolução fazem aos biólogos são até infantis, como, por exemplo: 1. por que não existem fósseis mostrando todas as etapas da evolução? Para algumas espécies até existe, mas a razão principal é que a formação de fósseis depende de uma situação geológica muito específica, que não acontece a toda hora.
2. Se o macaco evoluiu até o homem, por que nunca se viu um macaco dando à luz a uma criança? Por que a evolução não se dá de uma geração pra outra. Além disso, ninguém afirma que o macaco evoluiu até chegar ao homem, mas o que se sabe é que ambos tiveram um ancestral em comum. Da mesma forma que ao analisar as semelhanças fica bem evidente que hipopótamo, peixe-boi e baleias tiveram ancestrais em comum.
Relato a seguir algumas ideias curiosas tratadas no livro, mas também extraídas de outras fontes que fui lendo/aprendendo por aí que nos mostram que a evolução não apenas ocorreu, mas ainda é visível. Recentemente fiz uma palestra na faculdade sobre gestação em que mencionei coisas semelhantes. De certa forma a evolução que os seres vivos experimentam da concepção à morte, nos mostra várias etapas evolucionistas que reproduzem, num mesmo ser, os passos da evolução ao longo de milhares de anos.
Filhos de qualquer raça de cachorro são parecidos e a razão pra isso é que todos têm a mesma (e única) função: mamar. Imaginem como um filhote de Collie iria mamar se já nascesse com aquele “bico”. (repare que nós humanos também nascemos todos com o rosto achatado, porque assim como o Collie, precisamos mamar).
Um dos motivos para que o homem começasse a se unir em famílias e criar laços após nascerem os filhos foi ter assumido a posição bípede (em pé). Os primatas que andam de 4 conseguem carregar os filhos nas costas, mas mulheres não, e com isso ficam com um dos braços ocupados, dificultando muitas tarefas, precisando de ajuda. Assim o macho precisa ficar mais perto dela e começa a surgir um vínculo maior entre machos e fêmeas que tinham filhotes.
Flores e insetos evoluíram juntos. A flor precisa do inseto para polinizar e o inseto quer o açúcar, é uma troca de favores, mas que tem diversos aspectos evolutivos regulados ao longo de milhares de anos. Por exemplo, a quantidade de açúcar que a flor “entrega” ao inseto deve ser precisa, se for demais, ele fica satisfeito e não procura outra flor (não faz polinização) e se for de menos ela não volta nela. Nas descobertas de Darwin ele encontrou uma orquídea que tinha o depósito de néctar a 30 cm de profundidade na flor e disse: tem que existir um inseto capaz de chegar lá e polinizar a flor. Na época não se conhecia nenhuma espécie capaz disso, mas ele insistiu que era só uma questão de se procurar. Alguns anos mais tarde o inseto foi descoberto e classificado.
E quanto mais estudamos o ser humano, mais semelhanças com os outros animais nós achamos. Nossa busca pela evolução e melhoramento genético segue muito viva nos dias de hoje, só que a sociedade de certa forma mascara algumas manifestações puramente biológicas. Um exemplo é que mulheres, dependendo do período menstrual em que estão, podem achar o cheiro de suor de certo homem atraente ou repugnante. Ainda no campo do suor, jamais uma mulher sente atração pelo cheiro de um irmão, porque ele é um macho inútil, que não serve pra reproduzir. Um grupo de mulheres que convive diariamente, com o passar do tempo tende a menstruar todas juntas, mas com a pílula e outras intervenções, isso não se concretiza. A explicação para tal sincronia é que se um grupo de fêmeas entra no cio ao mesmo tempo, elas se ajudam na criação da prole. Se apenas uma fêmea engravidasse, ela poderia ficar pra trás do bando.

Com certeza tem gente que lê isso e conclui: quanta bobagem, bicho é bicho e gente é gente.
Em uma discussão histórica entre um biólogo e uma religiosa, ocorreu o seguinte diálogo:
Religiosa: quer dizer que a evolução de Darwin quer nos convencer que a partir de um ser aquático, com apenas uma célula nós fomos evoluindo, saímos da água, desenvolvemos pulmões, viemos pra terra, criamos membros, até chegar a esse ser complexo que é o homem hoje em dia?
Biólogo: a senhora fez isso em apenas 9 meses, e não quer acreditar que o mesmo possa ter ocorrido ao longo de milhares de anos?


Por que o homem jamais testemunhará a evolução? Porque não vivemos o suficiente pra isso.

Nós hoje somos como um policial do CSI, que chega à cena do crime e precisa entender o que ocorreu no passado mesmo sem testemunhar o crime e vai montando um quebra-cabeça. As peças estão todas espalhadas na natureza, basta saber procurar.

Um comentário:

  1. Tem um programa que passa no History Channel chamado "como nasceu nosso planeta", que é muito interessante.. não mostra a evolução de qualquer espécie, mas todas as fases que a Terra passou, como as eras do gelo (que os geólogos acham que vai ser a próxima depois que a humanidade terminar). Na minha opinião, religião e evolução não tem que ser discutidas together. Acho uma imbecilidade dizer que o mundo tem 10 mil anos e negar que evoluímos de seres mais simples (a história da mitocôndria e metabolismo oxidativo em relação a evolução é, por sinal, muito interessante), do mesmo jeito que acho uma imbecilidade achar que estamos aqui totalmente sem propósito e por si próprios. Acredito em Deus e acredito na evolução, e ciência e religião podem sim andar de mãos dadas. Uma das minhas frases preferidas é atribuída a Pasteur, e diz "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Não tem como estudar bioquímica e imaginar que não tem algo MAIOR por trás de tudo!! Somos muito perfeitos.
    UFA!! Deu.

    ResponderExcluir