Mr. Domingues

Sempre ouvi que escrevo demais, e-mails longos, cartas intermináveis para namoradas, nunca consegui usar Post-it, enfim, bem ou mal eu gosto de escrever. A intenção é que isso aqui sirva como uma "descarga mental" onde comento fatos, acontecimentos e pensamentos, na verdade, tudo que me der vontade. Sabe quando se vê um filme, lê um livro ou algo no jornal e ficamos com vontade de discutir com alguém sobre o assunto? É pra isso que esse espaço serve, assim eu incomodo menos quem está à minha volta e começo a incomodar anônimos internet afora que queiram ser incomodados. Mas é claro que não vou fugir muito dos meus hobbies, interesses pessoais e profissionais, como saúde, atividade física, esporte, tecnologia e música.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Melissinha, vem com a pulseirinha"
Quando eu era pequeno tinha uma propaganda em que a sandália trazia de brinde uma pulseira, e a menina da propaganda falava: "é a minha Melissinha que vem com pulseirinha."

Existem pulseiras por uma causa, que revertem dinheiro para benefício de alguém, como a pulseira amarela da fundação Livestrong que auxilia a pesquisa no câncer. Outras pulseiras incluem para transplante renal (verde), câncer de mama (rosa), diabetes (azul), esclerose múltipla (laranja), epilepsia (meio azul, meio vermelha), furacão Katrina (azul piscina misturado com branco), câncer pancreático (púrpura), e AIDS (vermelha, feita apenas na África). Em geral, a cor da pulseira descreve sua causa, e as cores são frequentemente as mesmas das fitas de campanhas (como a fita vermelha da AIDS).

Ano passado um monte de homem grande, inclusive famosos do meio esportivo, começou a usar a pulseira do equilíbrio, a chamada "Power Balance". E o negócio virou febre, junto com todos os seus "testes infalíveis" de equilíbrio e flexibilidade. O ponto máximo do efeito placebo.

Mas a Power Balance não defendia causa nenhuma (a não ser a do cara muito esperto que inventou o negócio).

Pelo menos na Austrália o revendedor das pulseirinhas Power Balance admitiu ter se aproveitado da "ingenuidade" do consumidor menos informado e lançou esse documento abaixo dizendo algo como: ok pessoal, o negócio não funciona, a gente tava brincando com vocês, foi mal. Quem quiser o dinheiro de volta a gente vai devolver.

No documento eles admitem: "nós prometemos ganhos em força, equilíbrio e flexibilidade, mas admitimos que não existe nenhuma evidência de que isso seja real e portanto nos enquadramos em uma conduta ilegal. Se você se sentiu enganado pela nossa propaganda, pedimos desculpa e lhe oferecemos um reembolso monetário (desde que você tenha nota fiscal, canhoto do cartão ou outros comprovantes de compra de um revendedor autorizado)."

Coisa que no Brasil não deve acontecer, primeiro porque os direitos do consumidor são de certa forma negligenciados em relação a outros países e segundo porque brasileiro não tem hábito de guardar canhoto de compra, nota fiscal, etc. Isso pra não falar de quem comprou o bagulho em camelô.
Irônico mesmo é que o mesmo pessoal que admite isso segue vendendo e propagandeando o produto. Eles lançam um documento dizendo que não funciona, mas mantêm toda rede comercial funcionando normalmente em http://www.powerbalance.com.au
Mas agora no site não aparece nenhum benefício da pulseira. Eles podiam ao menos tirar o Andy Irons do site, ele aparece como usuário (o surfista morreu em novembro passado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário